Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

Games são tema de trabalho de Educação Física

21/03/2019 :: Anos Finais

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem direcionando o trabalho dos professores em sala de aula e oportunizando a construção de um currículo contextualizado tornando a aprendizagem muito mais interessante para os alunos. Na Etapa do Ensino Fundamental – Anos Finais, na área das Linguagens, é sugerido aos estudantes do 6º e 7º anos trabalharem jogos Eletrônicos nas aulas de Educação Física.

Mas, como trazer Games para as aulas de Educação Física? Trazendo-os para fora das telas! Essa foi a ideia do professor de Educação Física Fernando Bastiani, o Pato, ao propor para as turmas do 6º ano o trabalho Jogos Eletrônicos na Educação Física.

Separados em grupos, os alunos deveriam escolher algum jogo eletrônico e transformá-lo em brincadeira/jogo com o objetivo semelhante a versão eletrônica. “Games de dança, de esporte, de batalhas, todos se transformaram em brincadeiras que envolveram toda a turma”, contou Fernando que auxiliou as turmas durante todo o processo de criação e execução do trabalho.

“A criatividade deles me surpreendeu! As brincadeiras fomentaram o trabalho em equipe, o pensamento estratégico e questões de lateralidade. Jogos como o Free Fire, Fortinite, Banana Kong e Subway Surfers foram adaptados para brincadeiras na quadra, com bolas, cones e coletes”, contou o professor.

A atividade que teve como objetivo trazer o gosto dos jovens por jogos eletrônicos para as aulas de Educação Física, também exigiu dos alunos do 6º ano a elaboração de um trabalho formal (escrito) e a apresentação e execução da ideia para a turma.

“Os grupos tinham que entregar um trabalho por escrito com apresentação, objetivos, descrição da dinâmica e a conclusão; fazer uma apresentação oral para a turma e, com a minha ajuda, executar a brincadeira com os colegas”, relatou o Pato.

Durante as brincadeiras, a turma podia dar sugestões para aprimorar o jogo e também dificultar as etapas – “passagem de fases”. “É legal porque, mesmo sendo um trabalho de um grupo específico, todos participam da construção do jogo”, comentou o Educador.

As apresentações dos trabalhos nas turmas seguem até a primeira quinzena de abril.

Confira algumas fotos das apresentações dos trabalho AQUI!