Tecnologia e Cultura Digital é tema da Jornada
19/02/2019 :: ProfessoresNo dia 18 de fevereiro, iniciou a segunda etapa da Jornada Pedagógica do Colégio Pedagógica. Na primeira etapa, que aconteceu em janeiro de 2019, o planejamento do ano letivo foi o foco principal, já nessa segunda o foco foi na formação dos professores no que se refere ao uso de tecnologia na sala de aula.
No primeiro dia houve uma capacitação específica para os professores conselheiros das turmas dos Anos Finais e Ensino Médio e, após a acolhida da Direção ao grupo de todos os níveis de ensino, a equipe de Educadores da Informática Educacional e Audiovisual do Colégio apresentaram os novos equipamentos multimídia disponíveis em todas as salas de aula dos Ensinos Fundamental e Médio.
Após uma apresentação técnica do equipamento (Apple TV), os professores conseguiram ver na prática as possibilidades que o novo equipamento oferece, como realidade aumentada, acesso à aplicativos de educação, de vídeos e filmes, entre outros.
As professoras da Educação Infantil também participaram da capacitação, pois, mesmo não tendo a tecnologia disponível nas suas salas de aula, poderão utilizá-las no Laboratório de Biologia e em salas de aulas do Prédio F.
Durante o segundo dia da Jornada Pedagógica, os professores participaram de uma palestra com Augusto Niche Teixeira. Augusto é Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS e também é membro do Centro de Tecnologias Educacionais do Senac-RS. A proposta da palestra foi trazer uma reflexão sobre as mudanças na história da educação, dialogando sobre epistemologias, tecnologias e metodologias ativas.
O professor explicou a importância das aulas não ficarem somente “dentro das paredes”, exaltando os benefícios do uso das redes sociais e de técnicas lúdicas para que o educador consiga mais atenção dos alunos e converse de uma maneira que eles entendam melhor. Além disso, dialogou sobre as barreiras que dificultam o processo de aprendizagem e como os professores podem mudar esse cenário: “A gente não mede se o aluno é capaz de transformar o mundo em que vive. (...) nós devemos pensar o que nós mudamos na vida desse aluno”. Augusto também complementou que o currículo escolar é uma ponte de conhecimento, que deve potencializar o que o estudante já tem de melhor e tratar de situações realistas, trazendo questionamentos.
Confira algumas fotos da Jornada Pedagógica AQUI!