TURMAS DOS ANOS INICIAIS DESENVOLVEM PROJETOS LITERÁRIOS
08/12/2021 :: Anos IniciaisA leitura é muito mais do que apenas decodificar as palavras. O ato de ler envolve diversas linguagens que representam o mundo de forma leve e significativa. No Colégio Bom Conselho os alunos desenvolvem o seu trajeto literário desde a Educação Infantil, por meio de projetos que despertam a sua curiosidade e seguem neste caminho durante o Ensino Fundamental também. Confira as atividades desenvolvidas pelas turmas dos Anos Iniciais durante o 2º semestre:
1º ano
A aquisição da leitura e da escrita deve acontecer de forma leve, significativa e repleta de experiências que promovam o encantamento pelo aprender. No 1º ano do Ensino Fundamental as crianças aprendem a ler e a escrever tendo, diariamente, atividades diversificadas. Estas atividades proporcionam a compreensão de que ler não é somente decodificar as letras, mas também o mundo a sua volta.
As turmas do 1º ano expressaram suas aprendizagens em uma produção em formato de um livro de poesias virtual. As obras produzidas pelas três turmas trazem produções coletivas e individuais, tendo como tema central os animais. Para finalizar o projeto, as turmas receberam a visita do Cadu dos Livros e junto dos alunos o artista criou uma capa para cada uma das obras coletivas das turmas.
2º ano
Os alunos do 2º ano receberam uma carta especial do mascote do Colégio, Cebecão, e ficaram motivadas em responder. Aproveitando o interesse em relação à carta, as turmas adotaram o livro “O carteiro chegou”, de Janet e Allan Ahlberg, desenvolvendo o projeto “Penso, logo escrevo”. A leitura do livro proporcionou aos alunos conhecerem personagens de vários livros clássicos infantis que trocam cartas entre si e são entregues por um carteiro.
A partir disso, os estudantes escreveram cartas aos seus amigos, através do correio na sala de aula. Na atividade foram explorados todos os processos que envolvem a escrita de uma carta, como o uso do envelope, nomenclaturas, CEP, remetente, destinatário, rua, bairro e número da residência.
A adoção da obra também possibilitou a realização de outras atividades como análise da capa, o uso da pontuação, a ortografia, perfil dos personagens, gêneros textuais, localização de parágrafos, etc. Todo esse envolvimento fez com que as turmas se tornassem mais próximas e buscassem conhecer melhor seus colegas.
3º ano
As turmas do 3º ano desenvolveram o “Rodízio de Leitura” a partir de algumas obras de Eva Furnari. Os títulos escolhidos para o projeto contemplam habilidades previstas para o 3º ano, desenvolvendo a leitura e a interpretação de maneira lúdica. Além disso, a atividades proporcionou o resgate da escrita formal e a valorização de uma autora tão importante na literatura brasileira.
Cada aluno adquiriu um livro, mas realizou a leitura de três obras ao final do rodízio. As turmas participaram de atividades de leitura, interpretação, registros gráficos e produções textuais.
4º ano
Os alunos do 4º ano desenvolveram o Projeto de Leitura: Viagem ao Céu, do autor Monteiro Lobato. A proposta do projeto foi muito além de uma simples leitura. A exploração realizada em capítulos priorizou a “degustação” da história, desenvolvendo aspectos como a interpretação, os debates, a análise, o reconto, a gramática e, até mesmo, a criação a partir da leitura.
Após a exploração de alguns capítulos, as turmas assistiram a vídeos com os mesmos trechos do livro e buscaram identificar personagens e diferenças e semelhanças entre as duas linguagens. Confira alguns relatos e percepções dos alunos:
“No início da leitura não dava para imaginar que a história seria tão legal. Eu adorei ler este livro e me diverti muito com a história. As atividades que eu mais gostei foram as que envolviam pesquisa no próprio livro”. Henrique – 4ºA
“Quando comecei a ler, percebi que a história seria muito interessante. Com esta leitura aprendi muitas coisas sobre o céu, sobre astronomia e gostei bastante de fazer as atividades propostas”. Thalita – 4ºB
5º ano
Os estudantes do 5º ano desenvolveram o projeto “O pequeno Príncipe”, que teve como objetivo oportunizar, junto aos estudantes, um trabalho específico sobre amizade, confiança, cuidado e sonhos, fortalecendo estes aspectos no ambiente escolar. Além disso, a partir da leitura da obra, os valores franciscanos do Cuidado, do Comprometimento e da Acolhida também foram evidenciados ao longo da exploração do livro.
Dentre as propostas disponibilizadas pelo projeto, foram desenvolvidos a interpretação, a análise, o reconto, a produção de texto, etc. Também aconteceu a “sessão cineminha”, onde os alunos assistiram a animação referente ao livro, tendo uma outra perspectiva sobre a obra.