No Ensino Fundamental - Anos Finais a organização curricular se dá por Componente Curricular. O desenvolvimento das atividades propostas são baseadas nas habilidades e competências destacadas nas Áreas do Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso, de forma mais complexa e aprofundada.
O Ensino Fundamental tem como objetivos:
a) Desenvolver a leitura e a escrita, a capacidade de análise e síntese, o pensamento lógico, a interpretação e a resolução de problemas.
b) Proporcionar condições para a compreensão das ciências humanas, naturais, sociais e tecnológicas, e suas diferentes manifestações na arte, na economia e na política.
c) Contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade fraterna e solidária, fundamentada em atitudes e valores éticos.
No Ensino Fundamental, a metodologia busca desenvolver a autonomia, a cooperação, a responsabilidade e a criatividade. Nos Anos Finais, contempla a metodologia interdisciplinar, reflexiva e crítica, por meio da análise das informações a partir de critérios éticos e científicos, do desenvolvimento da argumentação e do estabelecimento de relações entre fatos e informações, da habilidade de lidar com a diversidade e com as situações de conflito, buscando o crescimento pessoal e coletivo.
Horários de Aula:
Manhã – das 7h40min às 12h (6° ano).
das 7h40min às 12h55min (7º, 8º e 9º anos).
Carga Horária Semanal:
6º ano: 25 h/a (50min).
7º, 8º e 9º ano: 30 h/a (50min).
EQUIPE DE COORDENAÇÃO
- Coordenação Pedagógica: Remis Alice Perin Schmidt.
- Coordenação de Ensino: Patricia dos Santos Bressani.
- Serviço de Orientação Educacional: Marisa Schroeder.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
-
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, os processos avaliativos fundamentam-se nas habilidades e competências, tanto cognitivas, comunicativas e socioemocionais, desenvolvidas de acordo com cada Área do Conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Ensino Religioso e Matemática especificando os Componentes Curriculares relativos às áreas.
Conforme descrito na Proposta Pedagógica, os trimestres têm pesos diferentes. A aprendizagem mínima exigida por Componente Curricular, em cada um dos trimestres é de setenta (70%) por cento do total dos conhecimentos desenvolvidos, o que equivale a sete (7,0) pontos.
Ao final do terceiro trimestre, o aluno que obtiver a média de sete (7,0) pontos está Aprovado. O aluno que não obtiver a média de sete (7,0) pontos faz a Recuperação Final e, após esse processo, o aluno é aprovado com a média mínima de cinco (5,0) pontos, conforme descrito na Proposta Pedagógica.
Saiba mais sobre a avaliação dos Anos Finais AQUI.
UNIFORME ESCOLAR
O uniforme escolar é de uso obrigatório para todos os alunos. As peças do uniforme escolar devem seguir o padrão do Colégio Bom Conselho e estar devidamente identificadas.
O uniforme escolar consiste em:
- Camiseta do Colégio;
- Calça ou bermuda azul marinho;
- Moletom ou casaco do Colégio.
O uniforme escolar padrão do Colégio Bom Conselho está disponível nos seguintes fornecedores:
Livraria Clip Independência
Endereço: dependências do Colégio Bom Conselho.
Telefones: (51) 3311-1328 e 3312-4680
Select Uniformes (E-Commerce)
Site: selectuniformes.com.br
Telefone: (51) 99100-3868
E-mail: contato@selectuniformes.com.br