O Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho foi fundado pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã. Desde 1900, três Irmãs vinham diariamente do Colégio Nossa Senhora dos Anjos, da Rua do Rosário, hoje Rua Vigário José Inácio, para dar aulas às crianças de uma das regiões mais bonitas e populosas de Porto Alegre: o Bairro Moinhos de Vento. A "Escolinha do Bairro Moinhos de Vento", assim carinhosamente chamada pelos moradores da região, começou a funcionar em casa alugada.
O número de alunas foi crescendo e a casa tornou-se exígua. Isso foi percebido, em 1903, pela Superiora Geral Madre Ludmila Birckmann que, ao tomar conhecimento da situação, comprou um terreno em localização privilegiada, com amplo panorama sobre a cidade, e autorizou a construção de uma casa nova para as aulas e a moradia das Irmãs, "de modo a impedir que diariamente quatro pessoas - três irmãs e uma auxiliar - tivessem de viajar de bonde puxado por cavalos, até um bairro tão distante”.
No início de Junho de 1905, o novo prédio pôde receber as alunas: três classes de ensino em alemão e duas de ensino em português. Três semanas mais tarde, no dia 20 daquele mês, foi constituída a nova comunidade religiosa, integrada por sete Irmãs, sendo a Irmã Hedwig Hack, a superiora do grupo. O dia seguinte - 21 de Junho de 1905 -, assinalado pela celebração da primeira missa na capela provisória, passou a ser considerado como data de fundação da nova escola: o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.
Uma das características do Colégio Bom Conselho era o internato. Desde o início de sua fundação, até o ano de 1960, esta Instituição acolheu em suas dependências, como internas, centenas e centenas de alunas vindas das mais diversas regiões do Rio Grande do Sul e mesmo de outros estados.
Através dos anos, o Colégio Bom Conselho esteve em constante transformação, aumentando e melhorando o espaço físico, com o objetivo de oferecer melhores condições de ensino e de aprendizagem.